Abordagem das características e depressão pós-parto em puérperas do altiplano peruano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35622/j.ram.2024.01.003

Palavras-chave:

característica biológica, depressão pós-parto, psicológica, social

Resumo

A gestação, o parto e o puerpério são momentos cruciais que impactam profundamente na dinâmica familiar, abrangendo aspectos fundamentais sob uma perspectiva biopsicossocial. O objetivo deste estudo foi analisar como as características biológicas, psicológicas e sociais se relacionam com a depressão pós-parto em mulheres da região andina peruana. Foi empregada uma metodologia quantitativa com um desenho transversal e descritivo. A população-alvo do estudo foi composta por 179 mulheres no período pós-parto do Estabelecimento de Saúde José Antonio Encinas, em Puno, Peru, das quais 78 participaram. A entrevista foi aplicada como técnica de coleta de dados, utilizando-se um guia de entrevista e o teste da Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo. Os resultados revelaram que 53% das mulheres pós-parto apresentavam depressão. No que diz respeito às características biológicas, observou-se que aquelas com mais de seis consultas pré-natais, sem sessões de psicoprofilaxia obstétrica, parto eutócico, histórico de patologias durante a gravidez e sem histórico de patologias no recém-nascido tinham uma maior propensão para a depressão pós-parto. Em relação às características psicológicas, o apoio familiar e do parceiro foram associados a uma menor incidência de depressão. Do ponto de vista social, mulheres entre 25 e 29 anos, com educação superior não universitária, conviventes, donas de casa e mães de primeira viagem com apenas um filho mostraram uma maior prevalência de depressão pós-parto. Em conclusão, destaca-se a importância do cuidado pré-natal, do apoio do parceiro e da consideração da idade no diagnóstico e tratamento oportunos da depressão pós-parto.

Biografia do Autor

  • Frida Lipa-Tudela, Universidad Hipócrates

    Doctor en Ciencias de la Salud, Magíster Scientiae en Salud Pública, Título de Segunda Especialidad en Centro Quirúrgico y Licenciada en Enfermería por la Universidad Nacional del Altiplano. Estudios concluidos en Posdoctorado en Metodología de la Investigación Científica en la Universidad Hipócrates México. Docente Ordinario En La Universidad Nacional Del Altiplano Puno.

Publicado

2024-01-18

Edição

Seção

Artículos originales

Como Citar

Lipa-Tudela, F. (2024). Abordagem das características e depressão pós-parto em puérperas do altiplano peruano. Revista Acciones Médicas, 3(1), 35-44. https://doi.org/10.35622/j.ram.2024.01.003

Artigos Semelhantes

1-10 de 15

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.